PT
EN

ATENA FOUNDATION

  • DISCURSO DE LANÇAMENTO DA FUNDAÇÂO ATENA PARA CRIANÇA E MULHER, 30/06/2016

    DISCURSO DE LANÇAMENTO

    CASA DOS DIREITOS 30.06.2016

     

    Caríssima Senhora Embaixatriz da UE

    Caríssimas Embaixatriz de Portugal e de Cuba

    Excelentíssimas Senhoras e Senhores

    Membros das Organizações da Sociedade Civil Nacional e Estrangeira

    Entidades religiosas e tradicionais

    Orgãos de Comunicação Social

    caros amigos e amigos da Fundação

    Minhas Senhoras e meus Senhores

     

    Antes de mais, gostaria de saudar e agradecer a todas e a todos quantos se dignaram marcar com a sua presença neste ato solene de lançamento de Fundação Atena, Para Criança e mulher,  o nosso muito obrigado

     

     Obrigada a todos aqueles que juntamente comigo quer em Bissau ou na diáspora contribuíram com o seu saber fazer, sua experiência para tornar real este sonho: Karina Nosolini, Marília Lima, Yuri Handem, Fatima Barbosa, Ismael Medina, Artur Cima, Lilina Vaz, os nossos embaixadores: Neima Ferreira, Sílvia Magalhães, Cyntia Song, Sylve Mahieu, Irley Barbosa, Fara Caetano e apoiantes Sofia,  Helena Santos. Aos membros da Casa Cleunismar Silva, Fátima Proença, Filipa Oliveira, Bayonco Ndelen. Graças a esta equipe multidisciplinar conseguimos estar aqui para fazer florescer um Sonho há muito acalentado.

     

    Fundação “Atena “ (que  significa deusa da sabedoria e das artes.) foi criada a 06 de Outubro de 2015 com  o  objetivo fundamental  de realizar, promover e patrocinar ações de caráter social e científico, de igualdade de género, proteção da criança e da mulher nos domínios de lato educação.

     

    Hoje a fundação assume de forma pública os seus propósitos de trabalhar em defesa dos direitos fundamentais da criança nos seguintes domínios:

     

     Direito à Educação das Raparigas, particularmente as mais vulneráveis, para que possam ter acesso de pré escolar até completar o Ensino Básico;

     

     Direito à Proteção - para que possam crescer livres da violência, exploração, abusos e discriminação;

     

    Direito ao Desenvolvimento para que cada criança possa ter melhores condições de vida

     

    O Colégio Npili – como um polo principal da Fundação em Bissau, ira trabalhar  no sentido de proporcionar as crianças enquadradas no colégio uma educação de qualidade de modo a dar resposta as necessidades de fazer avançar as raparigas e contribuir para o seu desenvolvimento harmonioso.

     

    Minhas Senhoras e meus senhores

     

    Estamos no fim de Junho um mês de grande significado para as crianças do Mundo e da Guine Bissau em particular.  Mês de Junho  onde as Crianças são o centro das atenções de forma a celebrar a data . É o mês em que se celebra o Dia Mundial da Criança,  Dia da Criança Africana,  Dia Internacional das Crianças Inocentes Vitimas de Agressão, e Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil. Trata-se de um incentivo para que todas as nações adotem normas e ações sólidas de combate contra todas as formas de abusos e discriminação contra as crianças, e Mulheres.

     É nosso dever combater  as praticas nefastas: a escravidão, tráfico de crianças, o casamento precoce e forçado, e a  mutilação genital  feminina.

     

    É tempo de Agir para que as lei que garantam a proteção contra  estas praticas abuso e exploração seja cumpridas e respeitadas na integra. O Estado da Guiné Bissau aderiu várias convenções internacionais entre as quais : A Convenção sobre os Direitos da Criança adotada pelas Assembleia Geral Nações Unidas em 1989 e ratificada em 20 de Agosto de 1990; a Carta africana relativo ao bem estar da Criança aprovado pela Organização da Unidade Africana em 1990; A Convenção para eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres em 23 de Agosto de 1985, visando assim o estabelecimento de novos princípios éticos, normas comportamentais de todos os cidadãos, em relação as crianças e mulheres. A lei garante que a criança tem os mesmos direitos que os adultos e que deve receber atenção especial da família e de toda a sociedade.

     

    Assim,  sendo  a Direção da Fundação assume  o compromisso de contribuir para melhoria de qualidade da educação das crianças e adolescentes.  A nossa motivação é apenas como cidadãos comprometidos com a melhoria de vida das pessoas e da educação como o pilar do  Desenvolvimento . É hora de unir esforços e estabelecer parcerias com todos os atores  sociais  em prol das crianças e mulheres,

     

    Por isso vamos de forma prática e ativa implicarmos nas atividades da Sociedade Civil, dos Direitos Humanos , no diálogo construtivo e na elaboração de propostas de políticas públicas e de leis que contribuem para promoção da educação e redução da pobreza  na nossa sociedade.

     

    Contribuir e criar novas oportunidades às raparigas para que possam alcançar os seus sonhos de uma forma livre, sem preconceitos, discriminação e evitando estigmas de várias ordens.

     

    Estas são entre outras o sustentáculo da nossa missão: criar condições objetivas para que os Direitos da Criança passa a ser uma prioridade no nosso país, apesar de muitas fraquezas e obstáculos a ultrapassar: na família, na comunidade, na sociedade e no Estado.

     

    Para terminar os nossos agradecimentos especiais para as nossas Embaixadoras as quais vem dando uma contribuição preciosa na divulgação do Colégio Npili desde a  fase embrionária  da Fundação e que tem conseguido alguns apoios para que num futuro próximo possamos iniciar o trabalho de uma forma  faseada, sendo a construção  do Colégio uma prioridade.

     

    De entre as Embaixadoras algumas são pessoas de boa vontade que mesmo não conhecendo a Guiné Bissau, deram o seu apoio para garantir uma educação de qualidade para as raparigas.

     

    Os nosso  agradecimentos a todos os presentes em especial a então Ministra da Educação Dra Odete Semedo, ao Sr Presidente da Câmara de Bissau Adriano Gomes Ferreira, que nos  encorajou e apoiou a iniciativa da criação do Colégio Npili em Bissau, contribuindo assim para que os nossos sonhos se transformam em realidade:

     

     A todos o nosso muito obrigado!

     


This website is created and hosted by Website.com's Site Builder.